A importância das novas tecnologias nas cidades

edifício

A planificação urbana ou planejamento urbano, é a área que cuida do crescimento, infraestrutura, funcionamento e tudo relacionado à criação de cidades.  Inclusive de acordo com os aspectos ambientais, ou seja, regula o desenvolvimento urbano através de normas municipais. Dessa maneira, viisando trazer melhores condições no que se refere a mobilidade, sustentabilidade e uma melhor qualidade de vida.

É uma área da arquitetura específica para a organização urbana, com o intuito de solucionar os problemas gerados pela expansão das cidades, muitas vezes sem um planejamento adequado. Isso garante que a cidade se desenvolva e cresça de uma maneira mais ordenada e segura.
Um dos maiores desafios atuais em se fazer planejamento urbano refere-se às construções. Ou seja, é necessário distribuir zoneamento, os meios de transportes, a aplicação de novas tecnologias bem como ao aspecto da cidade como um todo.

Outra grande preocupação dos profissionais desse ramo é reduzir ao máximo as áreas degradadas e impedir a sua expansão. Em suma, preservando assim o meio ambiente e as questões relacionadas a sustentabilidade.

Planejamento urbanístico de estruturas complexas

A busca pela solução de todos os problemas já existentes na estrutura organizacional de uma cidade pode, muitas vezes, ser mais complexo do que fazer o planejamento de uma nova área urbana do zero. De tal sorte que, ambos processos fazem parte desse ramo de atuação são igualmente fundamentais.
Um dos desafios do urbanismo no Brasil, principalmente em cidades como o Rio de Janeiro por exemplo, é estudar o desenvolvimento das favelas e outras áreas precárias e evitar que sigam crescendo futuramente de uma maneira desordenada. É claro que nesse caso, dependerá também de fatores políticos, econômicos e sociais. E isso não é característica somente de países subdesenvolvidos, ocorre também em países de primeiro mundo, onde muitas vezes os moradores se recusam a sair da área para que o município possa reorganizá-la. São questões relacionadas ao Direito de Propriedade, regidas também pelos Estatutos das Cidades.

Qual a importância da inovação tecnológica nos projeto urbanístico

A inovação tecnológica nos projetos urbanísticos é uma área que se desenvolveu para solucionar os problemas estruturais urbanísticos e de política urbana. Durante todo o século XIX, as cidades foram crescendo sem uma infraestrutura adequada. Localizar-se de acordo com os endereços era muito mais difícil, isso porque não havia um planejamento estrutural e uma organização. As cidades simplesmente iam crescendo à medida que mais pessoas iam chegando ao local.
Em suma, não ter uma ordem predefinida para a criação das áreas habitacionais, escolas, setores industriais e hospitalares gerava problemas de segurança, saúde e ambientais, dentre outros.
Somente no final do século em questão, com o desenvolvimento da engenharia e da tecnologia, é que começou a se desenvolver os conceitos que conhecemos hoje como planejamento urbano. Isso ocorreu quando os profissionais do ramo, os arquitetos, juntamento com os governos locais, iniciaram projetos de desenvolvimento urbano como tentativa de solucionar esses problemas e ainda impedir que acontecesse o mesmo em novas áreas.

O papel do município e do cidadão

O município deve atuar trazendo o equilíbrio da estrutura organizacional de uma cidade, atendendo as demandas dos cidadãos e também atentos ao crescimento econômico, aos aspectos ambientais e estéticos. A coordenação adequada de todos esses fatores gera o desenvolvimento e o bem-estar da vida em sociedade. Isso pelo menos na teoria, é claro que na prática, alguns municípios ainda deixam muito a desejar no que se refere as questões relacionadas a um bom e eficaz planejamento urbano.

Em resumo, ao cidadão por sua parte, cabe o papel não somente de cobrar melhorias ao seu governo local. Mas também o de cuidar, zelando pelas áreas de comum acesso, não destruindo parques, bancos, fachadas, bem como a natureza em geral. Afinal muito mais do que cobrar, devemos preservar o que já conquistamos.

Implementação de novas tecnologias nas cidades

Questões como a localização de prédios e edifícios, designação e localização de áreas com finalidades específicas em um município. Como por exemplo, zonas comerciais e industriais, tudo isso faz parte de um projeto de planificação urbana.
É necessário estar atento às necessidades dos moradores locais, e não deixar que uma escola seja instalada ao lado de uma estação de tratamento de esgoto.

Em contraste com as questões relacionadas ao tráfego local. Outro desafio seria trazer transportes públicos com rotas bem distribuídas e suficientes para atender toda a população. Dessa forma, prevendo e eliminando possíveis focos e fatores de risco, bem como suas consequências.

Artigos relacionados