Aumentar a produtividade com nova tecnologia?

internet

Na era da tecnologia o aumento da produtividade representa o objetivo final de qualquer empresa. Agora, trazendo esse conceito para a vida cotidiana, a tecnologia está presente em praticamente todos os setores na vida das pessoas.

Nesse sentido, a tecnologia surgiu com a intenção de facilitar a vida das pessoas e de certo modo aumentar a produtividade. Desse modo, desde a primeira revolução industrial a tecnologia foi a principal responsável pelo desenvolvimento em vários setores da nossa sociedade. Por essa razão que um dos consultores mais reputados nesse campo afirma que as novas tecnologias aumentam a produtividade mas ainda não é capaz de fazer tudo sozinha.

A novas tecnologia que mudará o rumo da nossa história

Talvez em algum dia, as novas tecnologias serão responsáveis por todo processo produtivo. Contudo, a dia de hoje a tecnologia não possui esse elaborado nível de autonomia, mas é certo que ela facilita muito a nossa vida.

tecnologia

Em outras palavras, desde sofisticados remédios que preservam a nossa saúde até supercomputadores que calculam a melhor rota para explorar outros planetas. A tecnologia existe para facilitar todos os processos da nossa vida e quando utilizada com sabedoria, funcionará como uma excelente ferramenta produtiva em todos os sentidos.

Produtividade e a implementação de nova tecnologia

De acordo com os últimos estudos, automatização de processos pelas novas tecnologias incrementa a produtividade entre um 0.8% e um 1,4%. Logo, podemos esperar que a tecnologia continue se desenvolvendo e como consequência, também a produção.

Sendo assim, quando retrocedemos na história, como mencionado anteriormente na primeira revolução industrial, a máquina a vapor aumentou a produtividade das indústrias daquela época. Por isso que nos últimos 50 anos a nossa sociedade experimentou um desenvolvimento muito rápido comparado a outros períodos.

O smartfone e as aplicações que facilitam as nossas vidas

Atualmente contamos com um grande número de softwares para melhorar a nossa produtividade. Ou seja, esses aplicativos podem possuir mil e umas funções e estão presentes em praticamente todos os dispositivos móveis.

smartfone

Portanto, desde organizar os nossos gastos até a quantidade e a qualidade da nossa hora de descanso, as APPs também fazem parte desse processo de desenvolvimento tecnológico contínuo. Logo, permitir que softwares sofisticados tratem os nossos dados nos poupam uma grande parte do nosso tempo.

Internet: a maior aliada da tecnologia

De fato a indústria e outros fatores impulsionaram o desenvolvimento tecnológico, mas nenhuma outra ferramenta foi tão importante para esse processo como internet. Em outras palavras, se existe alguma ferramenta que nos permite ser extremamente produtivos, essa é a internet.

Isto é, desde o momento do surgimento da internet, reduzimos o tempo de comunicação e praticamente quase toda a burocracia de muitos processos. Em suma, a internet foi uma ferramenta revolucionária para a humanidade permitindo que o mundo inteiro se comunicasse e disseminando o conhecimento por todos os cantos do mundo.

Artigos relacionados