Sexo: anatomia sexual e reprodutiva

sexualidade

Você sabe como funciona o seu corpo? Sabe reconhecer os seus limites no sexo e o que te da prazer? Se a resposta for positiva significa que você está em ótimo caminho, mas se não, esse artigo te inspirará a entender um pouco mais sobre o seu próprio corpo e sexualidade.

De fato para falar sobre a anatomia sexual e reprodutiva do ser humano, também estamos nos referindo aos órgãos sexuais externos como os internos. Dessa maneira, o pênis e a vagina estão claramente incluídos nessaa lista, mas também os ovários a próstata o útero e muitos outros elementos.

O cérebro é o maior órgão sexual

Mesmo que na anatomia sexual, os órgãos sexuais envolvidos são variados e determinados, na verdade qualquer parte do corpo pode ser sexual. Isso ocorre porque o maior órgão sexual envolvido é o próprio cérebro.

Ademais de controlar todos os processos fisiológicos do nosso organismo, ele também controla a resposta sexual das pessoas. Ou seja, como funciona o seu corpo mediante a situações sexualmente atrativas, na excitação, na masturbação e no sexo. Logo, a partir dele e de acordo com as experiências sexuais, é que surgem as fantasias sexuais, os fetiches e as identidades de gênero.

O sexo também pode ser estimulado através da pele

Outro importante órgão sexual que passa desarpecebido é a pele. Com as suas millhões de terminações nervosas, ela pode ser considerada outro importante órgão sexual. Assim, todas as partes do corpo que produzem um estado de excitação sexual são definidos por zonas erógenas.

anatomia sexual

Habitualmente nem todas as pessoas compartilham as mesmas zonas erógenas, mas as mais comuns, são: os seios, os mamílos, o anûs, o pescoço, lábios, língua, parte interna da perna, entre muitas outras áreas.

A anatomia sexual é igual para ambos os sexos?

Até mesmo a anatomia sexual de pessoas do mesmo sexo tem diferenças, imagina entre sexos opostos. Assim, a maioria das pessoas ou têm um pênis ou uma vaginas, únicos para cada um. Sendo essa a primeira diferença na anatomia sexual de cada sexo. Nesse sentido o sexo feminino e o sexo masculino possuem características e funções determinadas quando pensamos no sexo com fins reprodutivos.

Contudo, para algumas pessoas o sexo biológico e a identidade de gênero são complementares, sendo então denomidas como cisgênero. Entretanto, outros indivíduos aa sentem que o sexo biológico não coincide com a sua identidade de gênero. Por essa razão, as pessoas transexuais são aquelas que decidiram mudar o seu sexo biológico para que também completem a sua identidade de gênero.

Vida sexual saudável, sexualidade e o sexo

Provavelmentee todos já tivemos alguma vez em nossas vida um diálogo com o tema sexo. De fato é bastante comum compartilhar nossas experiências sexuais, como também ter interesse nas experiências dos outros. Nesse sentido, falar sobre sexo também significa falar sobre quem somos, seres sexuais que caracterizados pela nossa própria sexualidade.

sexo

Dessa forma é importante desvincular a ideia equivocada de que a sexualidade se resume aos genitais. Ou seja, normalmennte relacionamos saúde sexual com fazer muito sexo. Assim, mesmo que o corpo contribua com uma parte importante, o erotismo, os sentidos e a experiência pessoal completam de forma integral a nossa sexualidade.

Artigos relacionados