Monstro do Lago Ness, a lenda que pôde ser explicada graças a um estudo de DNA

Existem lendas e mitos em nosso planeta que parecem impossíveis de explicar. Eles se baseiam em coisas que, a priori, não deveriam existir, mas há muitos que transformaram essas lendas em algo tão real quanto a existência do ser humano. A busca por novas espécies, por animais estranhos e mitológicos, é uma parte central de muitas dessas lendas. Temos o Abominável Homem das Neves, o Pé Grande e, claro, o Loch Ness Monster, que muitos afirmam ter visto atravessar as águas do escuro lago escocês, com a forma de um plesiossauro, saída de outra época.

A lenda sobreviveu por séculos, mas foi somente no início dos anos 30 que realmente começou a se criar um esboço mais além do Loch Ness. Desde então, esse enigma tornou-se um dos mais fascinantes do século XX, e embora inúmeras investigações tenham sido realizadas no lago, todas inconclusivas, milhares de entusiastas em todo o mundo continuam confiando que um dia, Nessie finalmente emergirá à superfície e poderemos revelar o mistério que circunda neste lugar, um local que já é bastante enigmático e misterioso, por tudo o que representa e para a Escócia, onde o lago está localizado .

O monstro do lago Ness já faz parte da história da Escócia

É uma parte inevitável do folclore escocês e se tornou uma das maiores reivindicações do país. Loch Ness, localizado nas Highlands, a cerca de três horas de carro de Edimburgo, atravessa quase toda a área norte do território, de leste a oeste. É um lago muito estreito, mas muito profundo. Foi aí que os primeiros avistamentos ocorreram em 1933, após a construção da estrada entre Inverness e Fort William. A estranha forma da criatura levou muitos a pensar que era um animal pré-histórico de Cabeça pequena e pescoço longo. No entanto, os escoceses já tinham um nome para esses estranhos seres lacustres: kelpie , o cavalo de água que pode mudar de forma.

A pesquisa científica da Universidade de Otago

A popularização da lenda dos anos 1930 resultou em muitas pesquisas, incluindo algumas da National Geographic e outras de diferentes universidades. Um das últimas foi realizada pela Universidade de Otago, que permaneceu por um ano investigando as águas frias e escuras do lago escocês, em busca do monstro ou pelo menos uma resposta para todo o mistério que o cerca. Ele não é o único «monstro do lago» da Escócia, mas é o mais conhecido e o mais famoso. Por que esse se tornou o mais conhecido quando existem centenas de lagos no território escocês? Pode ter a ver com as dimensões e características especiais do lago.

O Ness é uma espécie de falha gigantesca inundada por água, com profundidade superior a 200 metros e muitos recessos. Supostamente seria lá onde o monstro poderia se esconder todo esse tempo, embora essa teoria não seja muito plausível. Após realizar pesquisas relevantes, os especialistas de Otago entenderam que o monstro não era um animal pré-histórico, mas um peixe gigante. Possivelmente um esturjão ou uma espécie de peixe-gato gigantesco, que poderia ter sobrevivido nessas condições especiais. Embora a teoria mais impressionante seja a de uma enguia gigante.

O suposto monstro poderia ser uma enguia gigante?

De acordo com a maioria dos depoimentos de pessoas que afirmam tê-lo visto, Nessie teria uma forma alongada, o que atrai muita atenção porque, mais do que um dinossauro com um tronco pesado, poderia ser uma cobra d’água, como os mitos que muitos marinheiros afirmam ter visto nos oceanos. A teoria da enguia gigante sempre foi a favorita dos cientistas, pois explicaria boa parte do mistério. O mistério teria sido revelado então? Muitos pensam assim, mas a magia ainda continua viva.

Outras teorias sobre o assunto

A história do suposto monstro do lago vem de longe. Segundo os habitantes locais, o monstro aterrorizou os habitantes da vizinhança do lago séculos atrás, até St. Columba, o monge irlandês que trouxe o catolicismo para a Escócia, que teria enfrentado o monstro, e submergido nas águas frias por toda a eternidade. Desde que a estrada paralela ao lago foi construída em 1933, muitos afirmaram terem visto o monstro. As principais fotografias tiradas não são claras ou foram descobertas como manipulações autênticas, no entanto, a popularidade de Nessie, como é carinhosamente conhecido, só aumentou.

Alguns acreditam que a teoria da enguia gigante seria a mais provável de todas, enquanto outros preferem pensar que existe um dinossauro, ou vários deles, nessas águas. Uma das explicações também teria a ver com a permanência de um circo itinerante na área naqueles meses, e o fato de os motoristas verem que a forma alongada corresponderia simplesmente ao tronco de um dos elefantes do circo, enquanto mergulhava no lago. Existem muitas explicações e teorias, mas o encanto e a magia do lago parecem durar sobre todas elas.

Artigos relacionados